Planta aberta ou planta fechada: descobrindo qual se encaixa melhor no seu estilo de vida.

A disposição de ambientes em um imóvel pode conversar diretamente com a personalidade e estilo de vida do proprietário. Um exemplo claro é a diferença entre planta aberta e planta fechada. Entenda como escolher com a nossa ajuda.


 
Planta Fechada


Estilo bastante comum em casas mais antigas, a planta fechada diz respeito a cômodos sociais da casa separados e fechados, como um cômodo para sala de jantar e outro para a sala. 

Esse tipo de disposição não integra os ambientes e mantém cada situação em seu devido local. Pessoas mais reservadas, que não prezam tanto pela interação social durante as tarefas diárias podem optar por esse estilo, já que fica mais fácil de obter privacidade.
 
Planta Aberta


Bastante comum em novas construções, a planta aberta apresenta integração entre os cômodos. Um espaço amplo que engloba sala de estar e de jantar além de uma cozinha separada apenas por um balcão ou uma ilha é um ótimo exemplo de planta aberta.

Como pode-se imaginar, essa opção é para quem gosta de interagir. Poder conversar com quem está assistindo televisão enquanto prepara uma refeição, por exemplo. A integração de ambientes tem esse grande papel de socialização entre as pessoas que estão naquele ambiente.
 
Qual devo escolher?


Tudo depende muito. Mesmo sendo alguém que preza por privacidade você pode acabar gostando de uma planta aberta assim como alguém mais social pode gostar de ambientes mais fechados.
 
Ultimamente o mercado arquitetônico tem dado espaço maior a plantas abertas, principalmente por darem a sensação de ambientes mais abertos.

Se busca construir uma casa e ainda não decidiu qual tipo de planta escolher, busque inspiração para ter certeza de qual prefere. Agora se seu objetivo é alugar ou comprar um imóvel, pode ter certeza que nós da Socialar Charles podemos te auxiliar!