Casa protegida: dicas de segurança para quem mora fora de um condomínio.

Com todos os atos de violência, assaltos e invasões que vemos todos os dias nos noticiários, é compreensível que sempre ocorra a busca pela segurança, sendo ela dentro ou fora de casa.

Quando o assunto é segurança do lar, geralmente relacionam-se os condomínios como ambientes mais seguros para se morar, mas isso não significa que não é possível ter segurança morando fora de um. Se o seu objetivo é manter sua casa protegida, te ajudamos com algumas dicas de segurança para quem mora fora de um condomínio, confira!

Confira os pontos frágeis da casa!

Para que a segurança seja efetiva, um estudo dos pontos da casa que podem trazer certa insegurança é importante.

Alguns exemplos são: 

  • Morar do lado de um terreno baldio;
  •  Muros baixos;
  •  Portão fácil de arrombar;
  • Janelas próximas à calçada.
Após entender quais pontos tornam sua casa um lugar inapropriado, é hora de reforçar a segurança. Para isso, o uso de cerca elétrica pode ser uma boa alternativa.

Investimento em equipamentos



É comum relacionar segurança residencial com o uso de equipamentos como alarmes e câmeras. Claro que não fazem todo o trabalho, mas ajudam a proteger sua segurança. 

Em situações em que não tem ninguém em casa, o alarme pode avisar vizinhos e polícia de que algo de errado está acontecendo, assim como as câmeras são importantes para que, em caso de roubo, a polícia possa identificar como aconteceu ou até encontrar o criminoso. 

Outro equipamento que pode ajudar são as luzes com sensores. Não só por iluminarem pontos em que alguém pode se esconder, mas também alerta possíveis ladrões se que a presença deles já foi detectada.

Proteja portas de janelas


 
Não é preciso gastar fortunas para se ter segurança, o simples ato de trancar todas as portas e janelas durante a noite já ajuda a evitar uma possível invasão. 

Isso não significa que seja impossível, então, para que esse ato tenha eficiência, procure sempre utilizar trancas que é mais difícil arrombar, ou que não seja possível fazer cópias da chave. 

Para as janelas, utilize sempre cadeados e instale grades, isso evita a possibilidade de abrirem pelo lado de fora e também que entrem por ela durante o dia quando ela está aberta.

Dê vida a sua casa


 
Parece uma dica de decoração, mas não é sobre cores vivas ou utilização de plantas que estamos falando. Criminosos procuram não roubar casas quando seus moradores estão dentro dela. É mais fácil roubar uma casa quando a família não está.

Para evitar que consigam identificar se você e sua família saíram ou não, deixe sempre uma luz acesa, ou um rádio ligado em um volume não muito alto. Isso afasta possíveis assaltantes.

Dicas finais

Por fim, após seguir todas as dicas acima, ainda é importante conferir os arredores quando vai entrar em casa, principalmente ao abrir o portão para entrar com carro e moto.

É comum que ladrões aproveitem esse momento para entrar na sua residência junto com você e te fazer de refém. 

Seguindo essas dicas é possível reduzir os riscos, mas todo cuidado é pouco.

Confira também: https://www.socialarcharles.com.br/blog-post/dentro-ou-fora-do-condominio-vantagens-e-desvantagens-dos-dois-estilos-de-moradia/