Além da Copa: O evento que influenciou o mercado imobiliário no Catar



Um dos eventos esportivos mais aguardados em todo o planeta, a Copa do Mundo sempre movimenta o mercado turístico e a troca cultural entre as nações. No último ano (2022), o Catar foi escolhido para receber o evento que, dentro de toda sua movimentação, influenciou o mercado imobiliário no país.

Altos índices de turistas
 


Com grande demanda por hospedagens, após a chegada de aproximadamente 1 milhão de pessoas que acompanharam a Copa, muitos donos de imóveis no país sede começaram a optar por priorizar a locação de suas propriedades por temporada para os turistas, em vez de atender ao mercado interno com locações convencionais.

Com isso, um residente do país que precisasse alugar um imóvel podia chegar a encontrar preços até 30% mais caros do que os convencionais.

A estimativa da Cushman & Wakefield (empresa internacional do ramo imobiliário) é de que mais de 30 mil unidades residenciais foram retidas para atender a procura dos próximos meses. É um fenômeno bem comum em cidades grandes que possuem tal demanda turística recorrente.

Metrópoles como Nova York, Paris e Berlim continuamente passam por este tipo de situação, o que faz com que a população residente acabe sendo levada cada vez mais para as margens e locais mais distantes e periféricos das cidades, gerando piora na qualidade de vida. Perante isso, os governos locais têm estudado medidas para regulamentar o setor de locação por temporada, exigindo tempo mínimo de estadia ou até sobretaxando a carga tributária para estes tipos de operações, na tentativa de controlar esta prática.

Aluguéis por temporada


 
Já é comum na rotina alugar uma casa para passar algumas semanas ou dias, esse sistema implementado por aplicativos como AirBnB, onde o proprietário pode alugar o imóvel diretamente com o inquilino pelo período estipulado.

O que aconteceu no Catar foi exatamente isso, proprietários buscando alugar seus imóveis apenas para o período do evento enquanto os cidadãos não conseguiam encontrar imóveis disponíveis para aluguel tradicional.

Leia mais: https://www.socialarcharles.com.br/blog-post/-novo-ano-novo-lar-dicas-para-encontrar-o-imovel-perfeito