A base para o seu futuro: entenda melhor a importância do nivelamento do terreno antes da obra

O nivelamento de terreno, também conhecido como terraplanagem, é uma etapa indispensável antes do início de qualquer obra. É através dessa etapa que se garante a segurança e a estabilidade da estrutura que será construída. De acordo com o tipo de terreno, o nivelamento pode ser mais ou menos trabalhoso.

É importante que o projeto da obra esteja pronto antes de iniciar a terraplanagem, para que o terreno fique de acordo com as especificações do projeto, possibilitando a execução das etapas seguintes da obra de maneira mais eficiente e econômica.



Existem 2 tipos de terreno nos quais pode ser necessária a nivelação, são eles o aclive e o declive. Lotes com aclive são aqueles que apresentam a frente mais baixa que o fundo.

Sendo assim, para transformá-los em uma área plana, é preciso fazer um corte no terreno, escavando e tirando a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado. Já para terrenos com declive, a frente mais alta que o fundo, tornando necessário o aterramento até atingir o nível necessário para projetar a obra.

Antes de iniciar o processo de nivelamento, é necessário avaliar o terreno e identificar o grau de aclive ou declive. Isso permitirá que você escolha o método mais adequado para realizar o nivelamento.


 
Existem diferentes métodos para realizar a terraplanagem em terrenos com aclive ou declive, como a escavação, aterramento, cortes ou aterros parciais. Cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso é importante escolher o método mais adequado para o seu caso.

Recomendamos que, antes de iniciar a elaboração do projeto, seja feita a análise do terreno, dessa forma você já terá uma noção do que é necessário e quanto precisará gastar para nivelar o terreno. É indispensável que a terraplanagem seja feita por uma empresa especializada, isso trará mais segurança para a sua obra. Antes de fechar o contrato, verifique também os trabalhos já realizados pela empresa e o estado dos equipamentos que serão utilizados durante o serviço contratado.